quinta-feira, 26 de maio de 2011

A cara do Twitter no Maranhão

Adicionar legenda
Entre os anos 2007 e 2008, o twitter maranhense começa a se tornar popular e ganhar fôlego nas tuitadas de Fakes como @abranca_, @a_marrom e o @ofofao, em seguida, a atenção dos tuiteiros locais deixa de ser concentrada e passa a ser divida com a @RevistaPessima, @Rosengana (futuramente @leandromir) tornando assim, somente em números, o campo mais mais diversificado, pois no que diz respeito a conteúdo são todos unânimes: política. E a partir daí começam a surgir dezenas de fakes de personalidades políticas com o intuito de protestarem/ridicularizarem políticos e as diversas situações que permeiam seu cotidiano. Podemos citar como exemplo: @AlexandraBebada, @DinossauroDino, @Maracujack, @RoseanaRica.
Mas como o Twitter é uma ferramenta de comunicação bastante rápida e que envolve opiniões simultâneas, é claro que ele passa por constantes mudanças do que é tendência, ou para usar uma linguagem própria: do que é “Trend Topic”.
É neste ponto que a Era dos Fakes começa a ruir e se inicia a Era dos Personagens: Vemos aqui o nascimento do @MaranhensePobre (principalmente) como um marco para este acontecimento. Como na natureza tudo se transforma, é claro que muitos fakes souberam se reinventar e continuaram neste processo para que permanecerem sempre como uma novidade no meio tuiteiro maranhense. Para personificar tal afirmação temos: @RealSerpente (continua como representação da serpente encantada, mas de maneira mais independente, abordando diversos temas e inclusive ganhando participação, junto com Alessandro Euro no quadro Tuitadas, do Programa Antenado TV), @GarotoDoBigode (lembrando da Lanchonete do Garoto do Bigode? Pois é, mas este aqui se inspirou somente no nome, pois seu blog e tuitadas em nada remetem à lanchonete, podendo assim ser considerado personagem desde seu “nascimento”), @LeandroMir (como já foi dito a linha “fake político” perdeu bastante força e por este motivo o Nick @Rosengana foi substituído por esse, uma identidade real). Estamos vendo aqui que esta nova fase está mais completa, pois deixamos de ver em nossa “Time Line” somente assuntos políticos, e passamos a vê-la mesclada com por exemplo moda (@Eu_Comento), acontecimentos da sociedade (@JeffLauande) entre outros.
É claro que esta última fase não surgiu do acaso, podemos citar como principal representante deste novo momento o personagem @AlessandroEURO, lembrando que ele não surgiu nem como personagem ou  fake político, mas sim como fake de personalidade de grande notoriedade social, principalmente após escândalo. Mas, através de seu blog soube nutrir sua vivacidade ora comentando assuntos, quando era tendência e ora comentando variedades (como ocorre atualmente), tanto que isto lhe rendeu participações em programas de Rádio do Grupo Mirante (Axé Folia, que atualmente se chama Planeta Folia, apresentado por Aécio Macchi – @aeciomacchi- e também no programa Tá Ligado, do renomado jornalista maranhense Junior Albuquerque http://www.twitter.com/jralbuquerque.). Mas não parou por ai, já foi citado mesmo que nanicamente em jornal Impresso e faculdades maranhenses como São Luís e UFMA. Para que não digam que estou “puxando saco” do Euro Amigo e sim fazendo jus a sua trilha, ressaltarei sua participação no quadro #TUITADAS, do Programa ANTENADO TV, mostrando assim que ele pode não ser o mais seguido do Twitter maranhense, mas é sim o mais influente e o primeiro fake a migrar para a ala dos personagens e o único a se tornar multimidiático, tendo passado por todos os setores de comunicação conhecidos. Podendo assim ser considerado a atual cara do Twitter Maranhense.

3 comentários:

  1. VOU SER SINCERO A TER GOSTEI DE VOCES FALAREM SOBRE A ALTA DO TWITTER EM SAO LUIS,MAIS ME ESQUEÇERAO, https://twitter.com/FernandTopMidia LOGO EU QUE FALO O QUE PENSO, MAIS TD BEM FAZER O QUE. FICA AKI MINHA SINCERA RECLAMAÇAO.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a retrospectiva feita desde 2007, nesta época eu nem imaginava ter twitter, então a leitura foi bem construtiva.

    ResponderExcluir

Curtiu? Compartilha, divulga! Se seguir avisa, será retribuído! ;) Beijo.